AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Amo Vinhos , dois anos de Blog !

Ontem o blog completou dois anos, começou tudo como uma brincadeira e aí está "Amo Vinhos".
Amo Vinhos apresenta vinhos degustados, notícias, situações, receitas, eventos, enfim tudo o que há neste maravilhoso Universo do Vinho com o objetivo de descomplicar o vinho.

Nestes dois anos, ganhei vários amigos, pessoas maravilhosas que leem o blog, que tem outros blogs maravilhosos e que gostam de vinho.
Ah ! o vinho !, este amigo que tanto amo, que me ensina tanto.

Obrigado você leitor, você seguidor e divulgador do Blog, pois sem vocês não seríamos nada.

Parabéns São Paulo, cidade que amo e que me ensina algo todo dia, completando hoje os seus 459 anos.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lançada campanha para aumentar consumo de vinho no Brasil


A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (Abba), a Associação Brasileira de Bebidas (Abrab), a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibrasin) lançaram na manhã de hoje uma campanha para aumentar o consumo de vinhos no Brasil. O objetivo é ampliar o consumo per capita de 1,9 litro para 2,5 litros anuais até o fim de 2016.
“Em conjunto, todos os elos da cadeia do vinho têm ainda como meta ampliar a venda [anual] de vinhos finos brasileiros de 19 milhões para 40 milhões de litros em quatro anos”, informou comunicado divulgado pela Abras.
O grupo de trabalho lançou também a campanha “No verão, vá de vinho branco”, para aumentar a venda desse tipo de bebida no varejo em 20% entre janeiro e março na comparação com o verão do ano passado. O foco serão os supermercados. Os materiais de campanha estarão espalhados nos pontos de venda. A Abras informa que já aderiram à campanha cerca de 20 lojas de supermercados em Porto Alegre e 30 em São Paulo.
As associações também vão incentivar o projeto “Conhecendo os vinhos do Brasil”, que será realizado entre os dias 31 e 3 de fevereiro na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
“Trata-se de uma missão comercial, com rodadas de negócios para integrar compradores de supermercados” convidados por Abras, Abba, Abrab, Uvibra e Ibrasin, informou o comunicado da Abras. O documento afirmou também que está confirmada a participação de 40 vinícolas e 50 compradores de diversas redes.
Fonte: Valor Econômico (Letícia Casado)

Setor de vinhos pede redução dos tributos ao governo

Além de promover o consumo de vinhos no país, a cadeia vitivinícola trabalha com o governo - estaduais e federais - para reduzir a tributação incidente no produto. Hoje, segundo o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, dependendo do produto, os tributos representam de 42% a 55% do preço final dos itens tanto nacionais quanto importados.

"Os vinhos mais econômicos, inclusive, são os mais penalizados, porque há, além das alíquotas, impostos de valor fixo", declarou o executivo. "Vamos trabalhar mais fortemente com as secretarias da Fazenda de nove Estados, entre eles, São Paulo. Hoje, na praça paulista, a alíquota do ICMS é de 25%, sem dúvida, a maior tributação sobre vinhos do País. Cervejas e cachaças têm um porcentual de 18% no Estado", completou. No âmbito federal, Paviani disse que o setor faz parte de um conselho de competitividade do agronegócio junto ao Brasil Maior e pede a redução parcial e até total de alguns tributos.


"Se tivermos a informação e os tributos certos e o preço correto aí será mais fácil aumentar o consumo da bebida no País", disse o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan. Sobre a substituição tributária, o setor está trabalhando para que a "margem de valor agregada" seja "coerente".

"Em março, apresentaremos um estudo para a Secretaria da Fazenda de São Paulo, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para mostrar a diferença entre o preço de saída dos itens e o valor vendido ao consumidor", antecipou o presidente da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), José Augusto R. Da Silva.

O setor também está criando o Fundo Nacional para Promoção do Vinho. "Estamos debatendo esse assunto no grupo de trabalho da cadeia junto ao governo. A ideia é que em 2013 esse fundo seja constituído para 2014 já aplicarmos esse recurso", disse Paviani do Ibravin, sem dar mais detalhes.

Fonte: Agência Estado

domingo, 20 de janeiro de 2013

Baudron Merlot 2010


Vinho argentino (Mendoza), com preço barato e que não decepciona tanto, este paguei R$ 15,00.
Existem os varietais: Syrah, Tempranillo, Malbec, Cabernet Sauvignon, resolvi arriscar o Merlot.

Cor rubi intensa com tons bordô.
Aroma de frutas vermelhas e pretas, algo de morango e amora.
Na boca a estrutura é boa, taninos e acidez não agressivos, pelo preço até que não decepciona e se mostra bem no paladar, mas sem grandes novidades.

Produtor: Establecimiento Baudron S/A
País: Argentina
Região: Mendoza
Safra: 2010
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Merlot
Teor alcóolico: 13%

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vinícola convida para conhecer processo de fabricação do vinho

A Vinícola Góes, localizada em São Roque (50 km da capital), realiza, a partir deste sábado, a Vindima 2013, festa que comemora a colheita da uva e o início da produção do vinho no ano.
Para isso, será realizado um passeio pela plantação que envolverá todos os visitantes no processo de fabricação da bebida.
"É uma forma de divulgar a importância do consumo do vinho e de seu processo industrial, elaborado sem perder a sinergia que a própria bebida remete: a união, a conversa com os amigos, a família... Afinal, é um passeio para ir em turma", comenta Cláudio Góes, dono da vinícola.
O passeio começa na sede da Góes. Um trenzinho leva os visitantes até os parreirais, onde eles encontrarão uma equipe que vai explicar como funciona a elaboração do vinho, os segredos do cultivo, quais são as variedades de uva e o que é necessário para se ter uma boa safra.
Fonte: agora.uol.com.br

Terras de Cartaxo 2009

Vinho português da região do Tejo, com castas tradicionais, Castelão, Trincadeira e Tinta Barroca.
Visual de lágrimas bonito de ser na taça, vinho bom para o dia a dia, na faixa de R$ 20,00.

Cor granada intensa.
Aroma de frutas silvestres, toque de groselha.
Na boca é aromático, médio corpo, taninos e acidez equilibrados, mas fica um final com um certo amargor.

Produtor: Adega Cooperatica Cartaxo
País: Portugal
Região: Tejo (Ribatejo)
Safra: 2009
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uvas: Castelão, Trincadeira e Tinta Barroca.
Teor Alcoólico: 13,5%

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Taís Araújo diz que gosta de sair e beber vinho sozinha


Taís Araújo, 34, contou que, em alguns momentos, prefere ficar sozinha para relaxar e organizar os pensamentos.
"Gosto de fazer programas sozinha", contou à revista "SimplesMente" de janeiro. "Assistir a um filme ou ir a uma livraria, comprar um livro ou uma revista, sentar e ler bebendo uma taça de vinho."
A atriz disse que também faz análise e gosta de correr, o que ela considera um tipo de terapia.
Casada com o ator Lázaro Ramos, 34, ela também falou sobre o filho João Vicente, de um ano.
"Criar um filho me obriga a ser uma pessoa melhor", refletiu. "A maternidade nos obriga a deixar o ego de lado e ser mais generosa."
Neste começo de ano, Taís está se dedicando à peça "Sangue na Caixa de Areia", de Jô Bilac.
Fonte: f5.folha.uol.com.br

domingo, 13 de janeiro de 2013

Valpolicella Montresor 2011


O vinho italiano Valpolicella Montresor é um vinho meio seco fino e com muita leveza.
O sabor é agradável e equilibrado com notas de carvalho, vale a pena experimentar com preço de R$ 30,00.

Cor rubi com reflexos alaranjados.
Aroma de violeta, cereja e amêndoa, muito leve.
Na boca não é muito intenso, taninos sedosos, boa acidez, muito fácil e agradável de tomar.
Notei na taça, uma ligeira presença de açucares residuais. 
Harmonização com uma pizza margherita ficou ótimo.

Produtor: Cantine Giacomo Montresor S.p.A.
País: Itália
Região: Vêneto
Safra: 2011
Tipo: Vinho Tinto 
Volume: 750 ml
Uva: Corvina, Molinara e Rondinella
Teor Alcoólico: 12,5%

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Consulta pública de IN sobre vinho rural familiar encerra dia 19


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebe, até 19 de janeiro, contribuições ao projeto de Instrução Normativa (IN) que estabelece os novos requisitos para o registro de estabelecimentos familiares rurais para a produção de vinho. A norma, disponível no site do Mapa para consulta pública, permitirá que os pequenos vitivinicultores coloquem, no rótulo de suas bebidas, a denominação “Vinho Colonial”, o que não é permitido pela atual legislação. A medida tem o objetivo de eliminar a informalidade existente entre os agricultores familiares fabricantes de bebidas, além de uniformizar os procedimentos para garantir a comercialização.
O texto do projeto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de novembro, com o prazo de 60 dias para o recebimento de contribuições. Foram realizadas audiências públicas para apresentar e debater o projeto de IN com os pequenos produtores de vinho.
Dentre as exigências na norma está a regra que estipula que o Vinho Colonial seja elaborado com no mínimo 70% de uva produzida na propriedade rural da família de origem, numa quantidade de até 20 mil litros ao ano pelo produtor.
A comercialização também deverá obedecer a regras específicas, como a que não permite a venda para estabelecimentos comerciais, ou seja, a comercialização do Vinho Colonial será realizada diretamente ao consumidor final.
Caberá ao Ministério a fiscalização e o controle do Vinho Colonial, desde a elaboração, passando pelo envase até a comercialização do produto, além da autorização e do registro do estabelecimento rural familiar para produção. A nova legislação contemplará ainda os agricultores que produzem vinho colonial (até 1 mil litros/ano) para consumo próprio, uma vez que eles ficarão desobrigados das exigências da nova IN a ser publicada em 2013.
Fonte: Ministério da Agricultura 

Chilensis Reserva - Carmenère 2011


Vinho com nome Chilensis, expressão utilizada para designar algo que é chileno ou proveniente do Chile.
Este nome também despertou a atenção dos chineses, pois em cantonês significa "porra louca".
Questões de nomes a parte, este vinho quem importa é o Pão de Açúcar e o preço é bem acessível, R$ 25,00.
Cor violeta profundo.
Aroma frutado, destaque de ameixa com notas terrosas ao final.
Na boca é agradável, mas sem complexidade, taninos firme e correta acidez.
Bom no dia a dia com este preço.

Produtor: Via Wines
País: Chile
Região: Valle del Maule
Safra: 2011
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Carmenère
Teor Alcoólico: 13,5%

Arte Noble - Cabernet Sauvignon 2011

Vinho tinto chileno que acertei na escolha e preço, ótimo para o dia a dia.

Cor rubi vermelho intenso.
Aromas de muitas frutas negras, com toque de café e baunilha.
Na boca é muito redondo, com taninos equilibrados, acidez correta e com elegante textura no paladar. 


Produtor: Viña Requingua
País: Chile
Região: Curicó Valley
Safra: 2011
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Cabernet Sauvignon
Teor Alcoólico: 13,5%

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dom Mamede 2008


Mais um vinho português barato da região de Lisboa com castas tintas tradicionais.
Acredito que este passou o tempo de degustá-lo. 

Cor rubi intenso.
Aromas de frutas vermelhas bem maduras.
Na boca revela-se intenso, denso com taninos e acidez correta, porém tem um final persistente com amargor.

Produtor: Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa
País: Portugal
Região: Estremadura
Safra: 2008
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Castelão, Tinta Miúda e Camarate
Teor Alcoólico: 12,3%

sábado, 5 de janeiro de 2013

Sangre de Toro 2009


Vinho espanhol Sangre de Toro, este eu ganhei e sempre tive vontade de degustar, pois dizem que o nosso "Sangue de Boi" teve a origem com ele.
Com amadurecimento em 06 meses de barrica de carvalho francês e americano, este espanhol é um tinto encorpado bem complexo.
Apresenta cor rubi com nuances de violeta.
Aroma de amora, com toque de especiarias e ligeiramente baunilha.
Taninos aveludados, boa acidez, na boca um final longo.

Produtor: Miguel Torres
País: Espanha
Região: Catalunha
Safra: 2009
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Garnacha e Mazuelo
Teor Alcoólico: 13,5%

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Arrogant Frog - Cabernet Sauvignon - Merlot 2010


Vinho francês de muita intensidade e bem complexo, com custo por volta de R$ 55,00 e de nome sugestivo.

A cor é vermelho púrpuro.
O aroma é de frutas vermelhas, com toque de baunilha.
Na boca é leve, pouca presença de álcool, taninos macios com uma certa untuosidade e um final longo.

Produtor: Les Domaines Paul Mas
País: França
Região: Languedoc Roussillon
Safra: 2010
Tipo: Tinto
Volume: 750 ml
Uva: Cabernet Sauvignon e Merlot
Teor Alcoólico: 13,5%